Regulamento

Prezado (a) aluno (a) ou responsável:

Nossa equipe deseja que você se sinta integrado e a vontade no nosso convívio, e que extraia o maior proveito possível de todas as nossas aulas. Para isso, algumas regras básicas devem ser observadas e seguidas como:

O uniforme é de uso obrigatório em todas as aulas, inclusive nas aulas de Ed. Física (ver modelo na secretaria do Colégio).

O (a) aluno (a) que não comparecer uniformizado após o prazo dado pela secretaria do colégio levará advertência por escrito e após a 3 ªadvertência voltará para casa e só entrará com o responsável.

É dado ao aluno(a) que freqüenta as aulas de Ed. Física o direito de ter uma dispensa mensal. Em caso de mais faltas é necessário trazer o atestado médico.

O (a) aluno (a) com algum problema que o impeça de praticar atividade física, deverá apresentar atestado médico especificando o impedimento .

É proibido o uso de relógios, cordões, pulseiras, brincos e anéis nas aulas de Ed.Física.

Nas aulas de Educação Física os alunos deverão vir uniformizados, mesmo aqueles que pedirão dispensa.

O tênis será todo branco ou todo preto (não pode ter detalhes).

FREQUÊNCIA:

O horário de entrada do Colégio deverá ser respeitado rigorosamente.

Haverá 10(dez) minutos de tolerância, (somente no primeiro tempo de aula) para a chegada do aluno à sala de aula. Esgotado o prazo, o aluno entrará no segundo tempo e receberá em sua caderneta o carimbo de “atrasado” em vermelho.

O aluno que tiver atrasos iguais ou superiores a três, o responsável será convidado a comparecer no colégio no dia e horário marcado pela coordenação desta Instituição de Ensino.

O aluno só poderá se retirar do colégio, fora do seu horário, mediante pedido de autorização do responsável, devidamente assinado na caderneta.

O aluno só poderá permanecer no colégio, após sua aula normal, para confecção de trabalho, pesquisa ou grupo de estudo, mediante solicitação por escrito do responsável.

NORMAS DISCIPLINARES

O SEVIP procura promover o ajustamento dos alunos a sua comunidade, tornando-os cientes de seus direitos e deveres, procurando conscientizá-lo através da educação, assim o próprio aluno irá responsabilizar-se a falta cometida, o que já é um passo para evitá-la no futuro. Quando se fizer de todo necessário usar de punição, esta poderá basear-se numa das penalidades seguintes:

  • advertência verbal;
  • advertência por escrito;
  • suspensão por um dia;
  • suspensão de 03 a 05 dias;

Toda medida disciplinar aplicada será registrada e comunicada aos seus pais ou responsáveis, através de formulário ou através da caderneta escola, devendo ser devolvida assinada pelos mesmos dentro do prazo estipulados.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÕES:

Durante todo o tempo de permanência do (a) aluno (a) na escola, ele está sendo avaliado em relação a aspectos formativos, informativos e de assiduidade.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL:

É a média de todas as atividades que o aluno realizar em cada bimestre: testes, pesquisas, provas, avaliações formativas (comportamento, trabalho de casa, aula, respeito aos colegas, professores e funcionários da escola).

Na avaliação formativa, o aluno que preencher os critérios descritos no parênteses acima, somará 1(um) ponto na sua média bimestral.

Essa avaliação formativa não será aplicada no Ensino Médio.

Nota mínima para aprovação bimestral: 6,0 (seis).

Considerar-se-à aprovado o aluno que obtiver nos quatro bimestres, no mínimo 24 (vinte e quatro) pontos em cada matéria.

Ficará reprovado automaticamente o aluno que não atingir o mínimo de 10 pontos nos quatro bimestres.

TESTES – AVALIAÇÕES E TRABALHOS EXTRA –CLASSE:

O aproveitamento do aluno será bimestral e seguirá os seguintes critérios:

  • Testes: Serão mensais podendo ou não serem surpresa.
  • Provas bimestrais: Toda a matéria dada e será acumulativa.
  • Nota Formativa : Serão observados os combinados fixados em sala de aula e seguidos pelos alunos.(Ver no site do colégio).
Média = T+ PB + NF
SIMULADOS

Este simulado englobará todas as matérias, com questões objetivas, porém contextualizadas e interdisciplinares.

SEGUNDA CHAMADA DAS AVALIAÇÕES:

Quando o aluno perder testes ou provas bimestrais, o seu responsável deverá comparecer à secretaria da escola no prazo de 48 (quarenta e oito) horas para preencher o requerimento da 2ª. chamada, justificando sua ausência e para pagamento da taxa.

Ao aluno que não comparecer nos dias de entrega de trabalhos, é aconselhável que seu responsável entre em contato com o colégio para justificar a sua falta e a apresentação desses trabalhos, após as datas marcadas somente serão aceitos com a apresentação do atestado médico. Não serão aceitos justificativas de esquecimento.

O aluno que assim não proceder ficará com nota zero.

Constitui direito do aluno realizar avaliações em 2ª. chamada nos casos previstos abaixo:

  • por razões de luto, no prazo previsto em lei;
  • por motivo de convocação oficial;
  • quando em atividades militares e no exercício efetivo de plantões;
  • quando afastado das atividades escolares por recomendação médica e atestado;
  • quando doente ou com impedimento de locomoção física;

OBS: A apresentação do atestado não necessariamente isenta a taxa cobrada para a realização da(s) prova(s).

A taxa, dia e horário da prova serão determinados pela Direção e Coordenação da escola.

Não haverá 2ª. chamada da 2ª. chamada.

RECUPERAÇÃO E PROVA FINAL:

A Recuperação será semestral (julho e dezembro) com aulas e avaliações.

O aluno que não somar 12 pontos nos dois primeiros bimestres irá para recuperação em julho.

Na Recuperação do 1º semestre (julho) a nova média substituirá a menor média, do 1º ou do 2º bimestre, nunca os dois bimestres. O Aluno que não obtiver 24 pontos até o 4º bimestre será encaminhado à 2ª recuperação(dezembro), onde deverá obter uma nota , que junto à média anual, faça média aritmética igual ou maior que 6(seis)

Exemplo:

1º bim. = 5
2º bim. = 5
3º bim. = 6
4º bim. = 6
média anual = 5,5

Neste caso, o aluno deverá obter na 2ª recuperação, no mínimo, nota 6,5 para ser aprovado (6,5 + 5,5 =6,0)

Não conseguindo aprovação após a 2ª recuperação, o aluno terá direito a uma nova avaliação (Prova Final), a ser realizada em Janeiro e deverá obter nota superior a 6,0 para ser aprovado.

Importante: O aluno não poderá ir para a prova final em mais de 5(cinco) disciplinas.

DEPENDÊNCIA (PROGRESSÃO PARCIAL)

É adotado o regime de progressão parcial/dependência, no Ensino Fundamental (do 7º ao 9º ano) e no Ensino Médio (do 1º ao 3º ano), em no máximo 3 (três) disciplinas cursadas no período anterior. A dependência será feita por módulos bimestrais (aulas e provas). Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 6,0(SEIS).

DAS REUNIÕES E ASSINATURA DE BOLETINS:

Após o fechamento de cada bimestre e com um prazo não superior a 15 dias, serão marcadas reuniões para assinaturas nos boletins.

Todo responsável que desejar entrar em contato com os professores de seus filhos basta avisar ou agendar com antecedência, para que o atendimento seja realizado na hora do intervalo das 9h e 30min até 9h e 50min.

Estamos abertos para todo e quaisquer esclarecimentos, para que unidos possamos oferecer o melhor ao seu filho, sabedores que:

  • O objetivo do aluno: É ser aprovado;
  • O objetivo dos pais ou responsáveis: Aprendizagem e aprovação do aluno no final do ano.
  • O objetivo da Instituição: Ensinar, instruir , formando cidadãos aptos para o exercício de seus deveres e responsabilidades de maneira consciente.

Para isso é necessário esforço em conjunto da escola e da família

ATENDIMENTO AOS PAIS

Os pais devem procurar a escola sempre que tiverem dúvidas. Não devem ficar aguardando pelas reuniões de pais, convocadas bimestralmente pela escola, para que entendam e saibam que encaminhamento dar à eventuais dificuldades de seu filho ou filha. Caso a escola identifique também dificuldades ou problemas, ela irá procurar imediatamente os pais para definir o trabalho a ser feito.

AGENDA ON-LINE

Através do nosso site, os alunos e pais do SEVIP contam com o serviço da agenda on-line, onde são registrados diariamente todas as disciplinas dadas, como exercícios de aula, casa, conteúdo de testes e/ou provas, datas para entrega de trabalhos, tudo que foi realizado naquele dia.

SR. RESPONSÁVEL:

É proibido por Lei o uso de celulares, MP3, IPOD, IPHONE e MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS durante as aulas sob quaisquer motivos.
É vedado também ao responsável ligar para o aluno no seu período de aula, a ligação deverá ser feita para a secretaria da escola.

O uso inadequado dos aparelhos citados, os mesmos serão recolhidos pelo professor ou inspetores e entregues ao aluno no término de suas atividades diárias. Nos casos mais graves, os aparelhos serão devolvidos somente ao responsável do aluno.